segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Deep Purple - Come Taste The Band (1975)


Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Juntamente com Black Sabbath, UFO e Led Zeppelin é considerada uma das pioneiras do heavy metal e do hard rock A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo. Foram listados pelo moderno, embora alguns de seus membros tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros.Livro Guiness dos Recordes "como a banda mais alta do mundo",e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.
A banda passou por diversas mudanças de formação, além de um hiato de oito anos (1976-84). As formações do período 1968-76 foram comumente chamadas de Mark I, II, III e IV. Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lordteclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Esta formação esteve em atividade de 1969 a 1973, e foi reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993, antes que as rixas entre Blackmore e os outros membros da banda se tornassem intransponíveis. A formação atual inclui o guitarrista Steve Morse; com o afastamento de Lord, em 2002, conta apenas com Paice como membro original. (
A marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é Smoke on the Water, gravada em 1972.

o Come Taste The Band com certeza deveria entrar para a história do Purple como um de seus grandes clássicos de todos os tempos. Primeiro disco da banda sem Blackmore na guitarra, esse álbum marcou o fim da banda no meio da década de setenta. Um ano antes Richie Blackmore havia deixado o grupo por não gostar do novo direcionamento que a banda estava tomando, mostrado com clareza em “Stormbringer” de 74. Chamaram, então, um velho amigo de Coverdale para assumir as seis cordas da banda, e esse foi o fabuloso Tommy Bolin.
O disco começa espetacular com “Comin’ Home”, mostrando que a banda não tinha esquecido como se fazia o tipo de som que a consagrou. Depois vem “Lady Luck” que dá a leve impressão de que o disco não irá manter o nível, em termos de composições como mostrado na primeira faixa, o que não quer dizer que a música seja ruim. Na sequência, “Gettin’ Tighter” e “Dealer” são músicas fabulosas e que remetem ao melhor estilo apresentado no álbum anterior. Já “I need love” e “Drifter”, seriam como a já mencionada “Lady Luck”, talvez sendo “Drifter” um pouco melhor que essas outras duas. A partir daí “Love Child”, “This Time Around” “Owed to ‘G’” e “You Keep on Moving”, que fecha o disco, mostram um Purple inspiradíssimo e com muito a dizer ainda.
Bolin mostrou ser um excelente guitarrista, seja na sua performance mostrando um lindo timbre de guitarra com muito feeling, solos muito bem colocados e arranjos sensacionais como podemos conferir na última faixa, seja como compositor, já que ele escreveu mais da metade do álbum. Jon Lord e Ian Paice como sempre estão esplendorosos em seus instrumentos. E o que dizer da dupla Coverdale e Hughes? O primeiro, um barítono de extrema competência, afinadíssimo, interpretando as músicas como ninguém, com certeza o melhor trabalho vocálico dele no Purple. O segundo um baixista de altíssimo nível mostrando toda a sua versatilidade neste instrumento, recheando o disco com toques de blues, groove, soul music e hard rock. Quanto a sua voz... nada a se comentar, maravilhosa como sempre, alcançando notas em escalas fantásticas. O dueto que os dois fazem em “You Keep on Moving” é sinceramente o dueto mais lindo que já ouvi na vida. Talvez se essa formação tivesse continuado por mais algum tempo teria rendido grandes frutos ao Rock & Roll.
“Come Taste The Band” retrata uma banda em formação, sem 100% de entrosamento, mas que mesmo assim conseguiu fazer um disco excelente. Ouvi-lo não lhe faz sentir falta dos álbuns anteriores e nem de Richie Blackmore.

Faixas:
  1. "Comin' Home"
  2. "Lady Luck"
  3. "Gettin' Tighter"
  4. "Dealer"
  5. "I Need Love"
  6. "Drifter"
  7. "Love Child"
  8. "This Time Around"/ "Owed to 'G'"
  9. "You Keep on Moving" 
Integranntes:
  • David Coverdale: vocal principal
  • Tommy Bolin: guitarra, vocal de apoio
  • Glenn Hughes: baixo, vocal de apoio e evocal principal
  • Jon Lord: teclados, piano, sintetizador e vocal de apoio
  • Ian Paice: bateria, percussão
     Link:
    DOWNLOAD

    Nenhum comentário: