sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dream Theater - Images and Words (1992)


Images and Words é o segundo álbum da banda Dream Theater, lançado em 1992. Ele marca a entrada do vocalista canadense James LaBrie na banda, após a saída de Charlie Dominici — James LaBrie foi escolhido dentre mais de duzentos candidatos à vaga.
O principal compacto do álbum, "Pull Me Under" teve uma considerável divulgação na mídia, sendo exibido na MTV e tendo se colocado entre os dez mais vendidos na época. A primeira coletênea do Dream Theater, Greatest Hit (…and 21 Other Pretty Cool Songs) — que pode ser traduzida como "O Maior Hit (…e Outras 21 Canções Bem Legais)" — faz referência justamente à "Pull Me Under", o único "hit" que a banda já teve.

Kevin Moore se inspirou em Hamlet, de Shakespeare, para escrever a letra de "Pull Me Under", que é uma narrativa do ponto de vista do príncipe Hamlet.
A canção "Metropolis Pt. 1" deu origem ao álbum conceitual Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory, lançado em 1999. O "parte 1" do título foi incluído como uma piada, de modo que uma "parte 2" nunca foi planejada. Mas após o lançamento do álbum houve numerosos pedidos dos fãs por uma sequência, e então a banda começou a trabalhar durante as gravações de Falling Into Infinity. O resultado foi uma canção de vinte minutos, mas como a gravadora não permitiu um álbum duplo, eles cortaram a canção.
O solo de guitarra de "Under a Glass Moon" é o número 98 da lista dos 100 maiores solos de guitarra, de acordo com uma votação dos leitores da revista Guitar Player.
Em "Learning to Live", aos 6:58, aproximadamente, James LaBrie começa a vocalizar sem letra, subindo até alcançar uma nota muito aguda que coincide com o clímax da canção. Esta nota é uma das mais altas notas de todas as canções já compostas pelo Dream Theater, um fá sustenido abaixo do dó soprano (F#5). É uma nota tão alta que James geralmente não consegue cantar ao vivo, preferindo cantar o ré abaixo.

Faixas:
  1.  Pull Me Under Another Day
  2. Take The Time
  3. Surrounded
  4. Metropolis, Pt. 1: The Miracle and the Sleeper
  5. Under A Glass Moon
  6. Wait For Sleep
  7. Learning To Live
 Integrantes:
  • James LaBrie – vocais
  • John Myung – baixo
  • John Petrucci – guitarra e vocais de apoio
  • Kevin Moore – teclado
  • Mike Portnoy – bateria e vocais de apoio
Link:
DOWNLOAD 

Nenhum comentário: