quinta-feira, 14 de outubro de 2010

AC/DC - Black Ice (2008)


É sempre uma pentelhação quando os fãs exigem que o próximo disco do Iron Maiden seja o novo “The Number of The Beast” ou que o novo lançamento do Metallica seja sucessor direto do “Master of Puppets”. Da mesma forma, é bom que se saiba que “Black Ice” não é “Back in Black”. Ainda bem. Mas é nitidamente um disco do AC/DC. Ainda bem. Estão lá todas as suas marcas registradas, aquele rockão básico, guitarra-baixo-bateria, totalmente verdadeiro, sincero e sem frescuras. Uma dose parruda do que estes australianos fazem de melhor.

Na primeira música, o single “Rock ‘n’ Roll Train”, você começa a chacoalhar inevitavelmente o pezinho. Lá pela metade do disco, no combo blues-rock “Decibel” e “Stormy May Day”, você vai estar tocando bateria com baquetas imaginárias. E na última música, a grooveada faixa-título, você com certeza vai querer encarnar um air guitar imitando os trejeitos de Angus Young. E dá até para arriscar uns passinhos de dança com os riffs espertíssimos de “She Likes Rock ‘n’ Roll”. O que não falta a este “Black Ice” é consistência: do início ao fim, suas 15 faixas transcorrem com a mesma força e integridade.

Tenho certeza de que vai ter gente dizendo “pô, mas é mais um disco do AC/DC que soa igualzinho a todos os outros, estes caras são muito repetitivos” e coisa e tal. Discordo. Sou dos maiores defensores das bandas que se re-formulam, que criam, recriam e chegam cheias de novidades, que não têm medo de ousar por mais que os fãs esperneiem. Mas este nunca foi o caso do AC/DC. O quinteto tem uma proposta muito bem definida desde o seu surgimento, com uma identidade própria e que, pelo menos até então, não soa datada em absolutamente nada. Por que diabos eles teriam que reinventar a roda justo a esta altura do campeonato? A diferença é que poucas bandas podem se dar ao luxo de dizer que estão livres daqueles rótulos limitadores que a imprensa adora. Este é o AC/DC, puro e simples. Goste você ou não.

Faixas:

  1. Rock ’n Roll Train
  2. Skies On Fire
  3. Big Jack
  4. Anything Goes
  5. War Machine
  6. Smash N Grab
  7. Spoilin’ For A Fight
  8. Wheels
  9. Decibel
  10. Stormy May Day
  11. She Likes Rock n' Roll
  12. Money Made
  13. Rock n' Roll Dream
  14. Rocking All The Way
  15. Black Ice
Formação:
  • Brian Johnson – Vocal
  • Angus Young – Guitarra
  • Malcolm Young – Guitarra
  • Cliff Williams – Baixo
  • Phil Rudd – Bateria
Link:
DONWLOAD

Nenhum comentário: