sábado, 14 de agosto de 2010

Dream Theater - Systematic Chaos (2007)



Dream Theater é uma banda de metal progressivo oriunda dos Estados Unidos e formada em meados dos anos 80. Tornaram-se numa das bandas do movimento progressivo mais bem sucedidas desde o auge do rock progressivo em meados dos anos 70.
A banda é conhecida pela qualidade técnica de cada um de seus integrantes, tendo ganhado vários prêmios por revistas especializadas. São muito respeitados por grandes nomes do rock e metal, tendo colaborado com vários outros músicos de renome. Em um exemplo famoso, John Petrucci foi nomeado como o terceiro guitarrista do G3, juntamente com Steve Vai e Joe Satriani, seguindo a trilha de guitarristas como Eric Johnson, Robert Fripp e Yngwie Malmsteen.
Dream Theater também é conhecido por sua versatilidade em estilos musicais, o que tornou possível à banda entrar em turnê com diversas bandas, que incluem Frank Zappa, Deep Purple, Emerson Lake & Palmer, Iron Maiden, Joe Satriani, Marillion, Megadeth, In Flames, Pain of Salvation, Porcupine Tree, Queensrÿche, Fear Factory, Enchant, Symphony X, Pink Floyd, Yes e Rush.

Systematic Chaos é o nono álbum de estúdio da banda de metal progressivo Dream Theater, lançado em 5 de Junho de 2007. A versão final do CD foi terminada e a lista de faixas foi divulgada em 21 de fevereiro de 2007. A faixa "Repentance" dá continuidade à saga dos AA de Mike Portnoy, iniciada no álbum Six Degrees of Inner Turbulence com a faixa "The Glass Prison"

In the Presence of Enemies: John Petrucci escreveu quatro das sete músicas do álbum, contando uma história de ficção em cada uma delas. A primeira música a ser gravada é o épico de 25 minutos "In the Presence of Enemies" ("Na Presença de Inimigos"), que foi descrita por John Petrucci como sendo "a epítome de uma criação do Dream Theater". Ele também descreveu a música como "muito progressiva, muito longa", também notando que foi um bom ponto de partida para as outras composições do álbum. A música foi dividida em duas partes, uma vez que foi considerada boa tanto para abrir quanto para fechar o disco. De acordo com Mike Portnoy, a banda sentiu que ela era longa demais para abrir o álbum, mas eles não queriam encerrar o álbum com uma música longa, como haviam feito no último álbum. A música, entretanto, é normalmente tocada inteira nos shows.

Forsaken: John Petrucci disse que "Forsaken" ("Abandonado") é uma história contada através de uma "estrutura musical curta". A música fala de uma pessoa que é visitada à noite por uma vampiresa. Enquanto o homem acredita estar sendo levado a ver "coisas bonitas", na realidade está tendo seu sangue sugado pela vampiresa. Um videoclipe em anime foi produzido pelo estúdio japonês Gonzo e dirigido por Yasufumi Soejima, e foi lançado em 26 de janeiro de 2008. A banda deu permissão a Soejima para livre criação no design do clipe, que foi ambientado num cenário futurista.

Constant Motion: Mike Portnoy escreveu "Constant Motion" ("Movimento Constante") como uma metáfora para o transtorno obsessivo-compulsivo. Ela contém um andamento "pesado, acelerado, apressado", que segundo Mike Portnoy simboliza o movimento constante de suas inúmeras responsabilidades, para com a banda e seus projetos paralelos. Para "Constant Motion", a banda produziu seu primeiro videoclipe em mais de uma década. A faixa foi disponibilizada para download para o jogo de videogame Rock Band.

The Dark Eternal Night: John Petrucci escreveu "The Dark Eternal Night" ("A Eterna Noite Escura") sobre um faraó que viveu há muito tempo e retornou como um monstro para aterrorizar uma cidade. O final da música contém um solo improvisado de continuum que foi feito por Jordan Rudess enquanto a bateria estava sendo gravada. Os demais membros da banda gostaram tanto do solo que ele foi incluído definitivamente na música.

Repentance: Mike Portnoy escreveu "Repentance" ("Penitência") como a quarta parte de sua "Suíte dos AA", uma coleção de músicas de vários álbuns do Dream Theater que falam de sua jornada nos Alcoólicos Anônimos. A música discute os passos oito e nove do tratamento, que lidam com fazer uma lista das pessoas com a qual agiu-se errado e, se possível, fazer algo direto para remediar isso. Mike Portnoy, que em 2007 encontrava-se sóbrio por 7 anos e meio, convidou seus amigos e colegas músicos Mikael Åkerfeldt, Jon Anderson, David Ellefson, Daniel Gildenlöw, Steve Hogarth, Chris Jericho, Neal Morse, Joe Satriani, Corey Taylor, Steve Vai e Steve Wilson para gravarem com suas vozes trechos pedindo desculpas, expressando arrependimento ou culpa, sinceras e de si próprios. Estas gravações foram colocadas ao longo da música. Mike Portnoy dedicou "Repentance" a "Bill W. e todos os seus amigos". Bill W. foi um dos fundadores do grupo dos Alcoólicos Anônimos. Mike Portnoy planeja encerrar a Suíte dos AA no próximo álbum do Dream Theater.

Prophets of War: "Prophets of War" ("Profetas da Guerra") foi escrita por James LaBrie, que baseou-se vagamento no livro The Politics of Truth, de Joseph C. Wilson. A letra fala de possíveis motivos além dos divulgados para a Guerra do Iraque. O título é um trocadilho, onde a palavra "prophets" (profetas) pode ser confundida com "profits" (lucros). Durante a gravação da música, Mike Portnoy sugeriu que fãs poderiam cantar certas partes do refrão. Em resposta à mensagem colocada no site da banda, cerca de 400 fãs apareceram do lado de fora do estúdio para a gravação, mas só havia espaço para 60.

The Ministry of Lost Souls: Com quase 15 minutos de duração, "The Ministry of Lost Souls" ("O Clérigo das Almas Perdidas"), escrita por John Petrucci, fala de uma pessoa que morre enquanto salva uma mulher de se afogar. Entretanto, a mulher salva enche-se de arrependimento e culpa, até que ela consegue se reencontrar com seu salvador.

 

Faixas:

 

1. In The Presence Of Enemies Pt 1
2. The Forsaken
3. Constant Motion
4. The Dark Eternal Night
5. Repentance
6. Prophets Of War
7. The Ministry Of Lost Souls
8. In The Presence Of Enemies Pt 2

 

Integrantes:

 

  • James LaBrie – vocal
  • John Myung – baixo
  • John Petrucci – guitarra e vocal de apoio
  • Mike Portnoy – bateria, percussão e vocal de apoio
  • Jordan Rudess – teclado

 Link:

Nenhum comentário: